Aniversário a cada quatro anos? Santa-mariense que nasceu em 29 de fevereiro conta como comemora a data

Aniversário a cada quatro anos? Santa-mariense que nasceu em 29 de fevereiro conta como comemora a data

Foto: Arquivo Pessoal

Márcio estaria completando 7 anos em 2024, levando em consideração apenas os aniversários comemorados na "data certa".

Você já pensou fazer aniversário em um dia que só existe a cada quatro anos? Em 2024, ano bissexto, os nascidos no dia 29 de fevereiro poderão, mais uma vez, comemorar na "data certa". Esse é o caso do santa-mariense Márcio Gonçalves, que completa 28 anos nesta quinta, ou apenas sete, como ele mesmo brinca. Em entrevista ao Diário, ele conta que o "privilégio" de envelhecer menos que os outros já rendeu histórias engraçadas.

— Enquanto eu fazia minha matrícula na faculdade, o próprio sistema estava barrando a minha inscrição, justamente porque ele apontava que era necessário ter ao menos 15 anos de idade. Ele fazia essa contagem de quatro em quatro anos, então, o sistema "entendia" que eu tinha seis anos. Isso foi no final do ano passado — relembra o estudante de Ciência de Dados da Unopar (Universidade Norte do Paraná).

Para o sistema de matrícula da universidade, Márcio não teria a idade mínima para realizar a matrícula.Foto: Arquivo pessoal

A probabilidade de um bebê nascer em 29 de fevereiro é pequena: apenas uma em 1.461. Márcio veio ao mundo em 1996, e conta que desde a infância foi alertado pela mãe, Simone Lima, 51 anos, sobre a peculiaridade da data. Até hoje, ele nunca conheceu outras pessoas nascidas na mesma data pessoalmente.

— Quando eu era pequeno, não me dava conta do quão diferente isso era. Conforme fui crescendo, as pessoas, às vezes, olhavam o meu RG e achavam engraçado. Boa parte sequer sabia que uma criança poderia ter sido registrada no dia 29 de fevereiro — conta.

Em 1997, Márcio (à dir, junto da tia), comemorou o aniversário de dois anos junto do irmão, que nasceu no dia 23 de fevereiro, e estava completando nove anos de idade. Foto: Arqiuivo Pessoal)

Em anos não bissextos, Márcio costuma comemorar no dia 28 de fevereiro ou em 1° de março. Ele ainda relembra que já foi “esquecido” pelo Facebook:

— As pessoas tomavam conhecimento do aniversário dos amigos e familiares por meio das notificações Facebook, e isso não acontecia comigo. Como a minha data estava registrada no dia 29 de fevereiro, nos anos que não eram bissextos, o Facebook me pulava, e as pessoas esqueciam ou, pelo menos, não sabiam quando eu fazia aniversário.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Prestes a completar 28 anos, o bacharel em Direito ainda brinca sobre a contagem diferenciada da sua idade. Pela lógica de aniversários comemorados, ele completaria 7 anos nesta quinta:

— Geralmente dão risada, porque se for contado a partir desse critério, de que eu só faço aniversário de quatro em quatro anos, então, eu faria sete anos de idade este ano.

E para aproveitar o dia que só será vivido novamente em 2028, ele organizou uma programação especial:

— Eu decidi comemorar este ano fazendo uma viagem, porque é ano bissexto. O meu ano. Fiquei empolgado porque, basicamente, fiz aniversário de verdade há 4 anos — finaliza.

Registro Civil

Responsáveis por realizar o registro de nascimento de todos os brasileiros, os Cartórios de Registro Civil devem proceder retratando fielmente a realidade dos fatos, isto é, se uma criança nasceu no dia 29 de fevereiro, o seu registro de nascimento deverá ser feito com essa data. A certificação vem descrita no documento que serve de base para o registro em cartório: a Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida pelo hospital e assinada pelo médico no momento do nascimento.

— Os registradores civis devem obedecer ao que dispõe na Lei de Registros Públicos, onde diz que a certidão de nascimento deve conter, de forma exata, a hora, o dia, o mês, o ano e o local do nascimento, e constitui ilícito a falsidade do registro, como modificar a data real do nascimento. Com isso, o registro de nascimentos ocorridos em 29 de fevereiro, que ocorre em anos bissextos, deve resguardar a realidade do fato, ainda que a data exata de nascimento se repita somente a cada quatro anos — explica o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Sidnei Hofer Birmann.

Clique aqui e entenda mais sobre como funciona o registro civil de quem nasce no dia 29 de fevereiro.​

Nascimentos em anos bissextos em Santa Maria:

  • 2020: nove pessoas
  • 2016: cinco pessoas
  • 2012: oito pessoas
  • 2008: 14 pessoas

Os dados da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional) também mostram que o recorde nacional de registros aconteceu em 2016, quando o país totalizou 6.640 nascimentos no dia 29 de fevereiro.


Google entrou no clima 

Hoje, o Doodle do Google também comemora o dia 29. Em inglês, o dia bissexto é chamado de “Leap Day”, que significa "dia do salto”, em tradução livre. O desenho conta com duas pedras com os números 28 e 1, em referência aos dias 28 de fevereiro e 1º de março, que fazem a sequência comum do calendário nos anos não bissextos. Na animação, um sapo com o número 29 aparece e vai embora rapidamente para sinalizar a presença do dia, que agora, só aparece no calendário novamente em 2028.


Ano bissexto

A data só surge no calendário para compensar as horas a mais dos 365 dias que a Terra leva para dar uma volta em torno do Sol.Foto: Freepik

O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o calendário ao tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

Como uma translação (volta ao redor do Sol) é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 36 segundos, esse tempo que “sobra” é arredondado para seis horas e, após quatro anos, somam-se 24 horas – ou seja, um dia a mais no ano. 

Essa é a 504ª ocorrência do ano bissexto na era comum.


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quarta etapa da obra do Centro de Eventos está 25% concluída e deve ser entregue em maio Anterior

Quarta etapa da obra do Centro de Eventos está 25% concluída e deve ser entregue em maio

Termina nesta quinta o prazo para desconto da antecipação de fevereiro na quitação do IPVA 2024 e outras 5 notícias Próximo

Termina nesta quinta o prazo para desconto da antecipação de fevereiro na quitação do IPVA 2024 e outras 5 notícias

Geral